Como aposentar mais cedo? Veja as profissões com redução de tempo de aposentadoria

Como aposentar mais cedo? Muitas pessoas gostariam de adquirir os benefícios do INSS o quanto antes para poder aproveitar melhor a vida. Mas o que muitos ainda não sabem é que existem inúmeras formas de adiantar a aposentadoria em relação à regra e requisitos gerais. E uma das formas de se aposentar mais cedo é trabalhando em determinadas profissões abrangidas por regras especiais, confira!

A aposentadoria exige muitas décadas de dedicação e contribuição, mas algumas profissões possuem o benefício de aposentar mais cedo, tanto pela importância do cargo, quanto pelos riscos inerentes à profissão. Apesar do tempo não ser reduzido drasticamente, qualquer redução nesse requisito pode fazer uma enorme diferença para a vida do trabalhador!

Quais profissões que aposentam mais cedo?

De acordo com a Constituição Federal, algumas profissões possuem o benefício de adquirir a aposentadoria com menos tempo de trabalho. Uma das profissões mencionadas pela Constituição é a de Professor, desde que ele dê aulas para o Ensino Médio, Fundamental ou Primário. Ou seja, os professores de faculdades não recebem esse mesmo benefício que aqueles que lecionam em escolas. O tempo de redução será de 5 anos para esse grupo de professores mencionado, mas eles não são os únicos que contam com regras especiais de aposentadoria.

Outros que podem ter uma redução são os profissionais portadores de deficiência e aqueles que são expostos constantemente a agentes químicos, e até mesmo profissionais de áreas de constante risco, como os policiais e profissionais socioeducativos de prisões, por exemplo.

Como aposentar mais cedo: Profissões e níveis de riscos

A redução de tempo também considera os níveis de riscos de cada profissão, portanto há hipóteses em que a aposentadoria ocorrerá mais cedo do que em outras. Veja a lista de graus de risco e a respectiva redução de cada hipótese:

  • Profissões de baixo risco: Nesse caso haverá uma exigência de no mínimo, 25 anos de atuação na profissão além de uma idade mínima de 60 anos;
  • Profissões de médio risco: Elas exigem no mínimo, 20 anos de trabalho na profissão, e uma idade mínima de 58 anos;
  • Profissões de alto risco: nesses casos mais extremos a exigência muda drasticamente, exigindo apenas 15 anos de atuação na profissão e uma idade mínima de 55 anos.

Profissões de alto risco: Quais são?

Confira uma lista com algumas das profissões que são consideradas de alto risco e que podem proporcionar uma aposentadoria de apenas 15 anos de contribuição e 55 anos de idade:

  • 1 – Mineiros de subsolo
  • 2 – Perfurador de rochas (costumam trabalhar em cavernas)
  • 3 – Choqueiro
  • 4 – Cavoqueiro
  • 5 – Operadores de britadeiras de rochas subterrâneas
  • 6 – Britador

É possível se aposentar e continuar trabalhando?

Mesmo que você se aposente dentro dessa modalidade especial, será possível continuar trabalhando e mantendo o benefício de aposentadoria. Pois a aposentadoria antecipada nesses casos existe justamente para que o trabalhador seja recompensado pelo seu risco assumido. Para obter mais informações, é importante que consulte as regras do INSS e as leis trabalhistas, que são essenciais para o procedimento de aposentadoria e a efetivação de todos os direitos trabalhistas e previdenciários.