CRAS: Como ganhar benefício de inscrição!

O CRAS traz uma série de suportes e benefícios! Venha conhecer quais são as vantagens de se inscrever no Centro de Referência de Assistência Social! O procedimento é bastante simples e pode ser realizado por grande parte dos brasileiros, veja como ele pode te beneficiar e comece a usufruir essas vantagens!

Muitos municípios brasileiros garantem o benefício do cartão alimentação, que realiza pagamentos de benefícios importantes para as famílias brasileiras que possuem cadastros no CRAS. Os valores desse benefício podem chegar a até R$ 700 reais mensais, e o benefício tem como finalidade aumentar o acesso a recursos essenciais, garantindo a alimentação adequada dos cidadãos mais necessitados e da população desamparada.

Como funciona o benefício do CRAS?

As respectivas regras do benefício do CRAS variam de acordo com cada cidade do Brasil. Em algumas regiões a iniciativa social distribui cestas básicas para os beneficiários, enquanto outros municípios liberam o valor do pagamento através do cartão alimentação.

Mas antes de qualquer coisa é necessário compreender quem pode receber esse benefício e qual é a sua metodologia de funcionamento, confira!

Quem pode receber o benefício?

Assim como a maioria dos benefícios sociais, esses recursos são direcionados exclusivamente para as famílias brasileiras mais pobres e que vivem uma situação de vulnerabilidade social. Além disso, para poder fazer jus ao programa, é necessário que as famílias estejam cadastradas no CadÚnico para poder garantir o acesso ao pagamento;

O benefício do CRAS é liberado de forma mensal na maioria das cidades, mas justamente por não ser um projeto federal, acaba tendo algumas alterações de regras regionais.

Portanto, são as prefeituras que realizam essa distribuição, e possuem autoridade para definir quais serão as regras de pagamento de cada localidade.

Na maioria das vezes ele é distribuído por meio de um Cartão Alimentação que pode ser utilizado apenas para a compra de produtos alimentícios. Para você ter certeza se pode ou não receber o benefício, é importante que se dirija até uma unidade oficial do CRAS.

Assim o responsável familiar poderá receber orientação dos assistentes sociais sobre a possibilidade ou não de inclusão no benefício.

Como registrar o CadÚnico para receber o benefício? 

Primeiramente será necessário efetivar seu cadastro na própria plataforma oficial do Gov.br, que possui uma série de serviços efetivados através do governo federal. Acessando o site gov.br você deverá fornecer o número do seu CPF, para depois preencher as informações solicitadas. Depois disso, deverá realizar seu cadastro para poder liberar o acesso ao app do CadÚnico.

Outra possibilidade é comparecer diretamente no posto de atendimento para poder preencher os dados necessários. Entre os dados importantes que devem ser fornecidos estão: o nível de escolaridade, os dados sobre trabalho e também a sua remuneração. 

Após completar a inscrição e preencher todos seus dados pessoais, será enviado um código de segurança para a conta de seu e-mail. Completando todos os passos, você deverá digitar o código recebido no email ou no celular para poder criar uma nova senha de acesso para utilizar e acessar o site Gov.br.