Remédio Grátis é uma possibilidade real, mas como é possível conseguir medicamentos gratuitamente? Alguns grupos sociais possuem necessidades maiores devido às dificuldades enfrentadas, e pelo mesmo motivos são priorizados.. Venha conferir quem pode receber esse benefício de gratuidade!
Os medicamentos infelizmente não são baratos, e muitas vezes os preços são inacessíveis para muitos brasileiros. E muitas pessoas pagam caro sem saber que existe a possibilidade de receber apoio do governo e adquiri-los de forma totalmente gratuita. Um dos grupos que faz jus a esse benefício pertence a um grupo bastante grande na atual composição social brasileira, venha conferir se você pode receber esse benefício!
Quem pode receber Remédio Grátis?
Entre os benefícios da distribuição gratuita de remédios e medicamentos, estão os idosos, principalmente pelo fato de merecerem uma atenção especial por conta dos problemas e dificuldades proporcionados pelo avançar da idade. Através desse benefício aqueles que possuem receitas recomendadas de medicamentos de uso contínuo poderão procurar uma farmácia para fazer a retirada do produto de forma totalmente gratuita.
Há diversas drogarias credenciadas pelo Governo Federal distribuídas pelo país. E elas disponibilizam essas medicações sem cobrar nenhum centavo daqueles que são abrangidos pelo benefício de gratuidade. É importante ressaltar que o benefício não é dirigido apenas para os idosos, apesar de serem um dos grupos prioritários pela sistemática. Aqueles possuem determinados tipos de doenças ou condições específicas também poderão ser abrangidos pelo sistema, de acordo com suas regras próprias e requisitos.
O que é necessário para idosos obterem medicamentos gratuitamente?
A distribuição grátis dos remédios é realizada através do programa Farmácia Popular. Ela possibilita a gratuidade de diversos medicamentos, e a redução de preços de uma lista com diversos outros produtos farmacêuticos. Esse benefício é direcionado para os idosos e pessoas de qualquer idade que cumpra os requisitos necessários!
Todo brasileiro, que possua os benefícios da Farmácia Popular poderão receber descontos e gratuidade em diversos medicamentos. Mas para poder ter acesso a esses benefícios será necessário apresentar a respectiva receita médica em seu nome, além das informações sobre o médico que preparou a recomendação, incluindo o nome e até mesmo o CRM.
Farmacia Popular: O que é
O PFPB (Programa Farmácia Popular do Brasil) se trata de um programa do Governo Federal que tem o objetivo de disponibilizar os medicamentos essenciais à população de forma gratuita ou com grandes descontos. Ele se trata de uma grande conquista da população em termos de acessibilidade e saúde pública. E o programa tem um amplo funcionamento graças às parcerias entre o Estado e as farmácias e drogarias pertencentes a rede privada.
Como obter os medicamentos
- Primeiro você deve procurar uma farmácia credenciada pelo programa;
- Feito isso, apresente a respectiva receita médica em seu nome;
- Apresente um documento de identificação com foto;
- Preencha por completo a ficha cadastral;
- Receba o seu remédio.
Vale ressaltar que os medicamentos serão divididos em listas, alguns poderão ser recebidos gratuitamente e outros terão descontos. Além disso, aqueles que já recebem o Bolsa Família terão facilidades adicionais para adquirir os benefícios de gratuidade da Farmácia Popular. As farmácias que contemplam o programa podem ser identificadas através da logomarca PFPB.
As listas incluem medicamentos de uso contínuo para tratamentos de diversas categorias, entre eles estão: tratamentos respiratórios, para diabéticos, de controle de problemas de pressão e até mesmo produtos de higiene.